Sal ou doce? Essa é a pergunta clássica dos vendedores do biscoito mais famoso do Rio de Janeiro, o Globo. Sempre rola aquela dúvida de qual escolher, e se não conseguir decidir, é só levar dois por cinco reais.
Mas, o biscoito não toma conta só das areias da praia. Os vendedores também marcam presença nas ruas, afinal, no trânsito de São Conrado, nada melhor que um polvilho para passar o tempo.
Coisa de paulista
E pra quem pensa que o biscoito Globo foi criado na cidade maravilhosa está muito enganado. Sua origem foi em São Paulo, pelos irmãos Milton, Jaime e João Ponce, quando foram morar com um primo que possuía uma padaria no bairro do Ipiranga, na capital paulista. Eles aprenderam a fazer biscoitos de polvilho com o primo e os vendiam nas ruas.
Então, em 1954 ele chegou no Rio e devido à grande demanda e sucesso, os irmãos perceberam que a cidade seria o local ideal para o seu produto devido às características do biscoito.
O nome Globo veio devido à padaria para a qual foram contratados em Botafogo, zona sul do Rio. Já em 1955, o biscoito era vendido em mais outras sete padarias dos mesmos proprietários e o sucesso só aumentava.
Embalagens pra cada tipo...

Biscoito Salgado de Polvilho
Embalagem de papel - Apropriada à exposição ao sol. Mais facilmente encontrada com vendedores ambulantes.
Biscoito Doce de Polvilho

Biscoito Salgado de Polvilho
Embalagem Plástica - Não apropriada à exposição ao sol. Mais facilmente encontrada em Padarias, Confeitarias, Cantinas, etc.
Biscoito Doce de Polvilho
Embalagem plástica - Não apropriada à exposição ao sol. Mais facilmente encontrada em Padarias, Confeitarias, Cantinas, etc.
Queridinho!
O biscoito é tão queridinho, que até a marca FARM vende o Globo em suas lojas.
Amigaaa adorei o post!! nao sabia dessa historia, quem diria hahaha bjsss
ResponderExcluirnem eu sabiaa, fiquei impressionada também! hahaha
ExcluirMuito legal Larita! A farm seeeeempre inovando rs
ResponderExcluirSempreee, por isso sou apaixonada!!
Excluir